logo epave logo epave

Qualidade - EQAVET

No ano letivo 2019/2020, a Escola implementou o Sistema de Garantia de Qualidade (SGQ), alinhado com os princípios do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET), instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009.

O Quadro EQAVET foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (decisores políticos, organismos reguladores, operadores de EFP, alunos/as, profissionais de EFP e de orientação, encarregados/as de educação, empresários/as e outros/as parceiros/as sociais) e o desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua.

Depois do trabalho incisivo que foi realizado com a implementação do SGQ alinhado com o Quadro EQAVET, a 17 de novembro de 2020, a EPAVE que recebe o primeiro certificado com o nº 208/2020, que atribui o SELO DE CONFORMIDADE EQAVET, para três anos, período máximo aplicável.

Neste contexto, a implementação do SGQ, alinhado com o Quadro EQAVET, permite à EPAVE o enraizamento de uma cultura de melhoria contínua, objetivando:

  1. Alinhar a visão estratégica e os documentos estruturantes da EPAVE, contemplando os princípios e indicadores EQAVET;
  2. Construir uma cultura de melhoria contínua, baseada em práticas de autoavaliação associadas à aplicação do ciclo de garantia e melhoria da qualidade;
  3. Estreitar o diálogo e o envolvimento dos/as stakeholders na decisão das práticas de gestão de EFP, no que respeita à conceção da oferta educativa e na promoção do aumento da empregabilidade;
  4. Procurar a inovação e qualidade na formação ministrada e fomentar um projeto curricular inovador e sustentado, que produza a excelência na integração dos/as jovens no mundo do trabalho;
  5. Trabalhar para a melhoria contínua da qualidade do sucesso escolar e profissional dos/as jovens;
  6. Promover uma organização interna e funcional, capaz de responder aos interesses da formação dos/as alunos/as e das necessidades empresariais da região;
  7. Promover o combate ao abandono escolar precoce;
  8. Valorizar os profissionais que na Escola trabalham;
  9. Promover a cultura de autoavaliação e de melhoria contínua dos seus serviços.

Para a operacionalização do Projeto Educativo, em alinhamento com o EQAVET, foi constituído o Grupo da Qualidade / Certificação composto pelo/a Diretor/a da Escola, Diretor/a Pedagógico/a e pelo/a responsável do Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade (SGQ), coadjuvados/as por outros elementos envolvidos no processo de monitorização, melhoria contínua e prossecução do Selo de Conformidade do Quadro EQAVET.

As competências do Grupo da Qualidade / Certificação, bem como do/a Responsável do SGQ, encontram-se explanadas no Regulamento Interno.

Relativamente aos/às intervenientes – os stakeholders internos e externos, o seu grau de responsabilidade e envolvência no Ciclo PDCA da EPAVE encontram-se descritas no Projeto Educativo.

 

 

 

 

 

Localização

Av. Bombeiros Voluntários
4830-514 Póvoa de Lanhoso

NPC: 504596608

email:  comunicacao@epave.pt 

Tel: +351 253 634 811

(chamada para a rede fixa nacional)

Contacta-nos

Invalid Input

Invalid Input

Invalid Input

Encontra-nos

 
barra financiamento
 
 
 
 logo face azul   logo insta azul   logo email azul